- Linha do Tempo: onde mostramos a mesa em que o imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina se hospedaram na casa e fizeram suas refeições. Mostramos, também, o Diogo de Braga, fundador da nossa cidade.
Além disso, as emboscadas que foram travadas lá no Monte das Tabocas por Antônio Dias Cardoso e João Fernando Vieira para combater o inimigo holandês, a guerra dos mascates com Pedro Ribeiro…
2. – Setor Sacro: O segundo setor se chama Setor Sacro, onde temos as imagens cravadas de balas, por conta da Hecatombe em 1880, na Igreja do Rosário, em decorrência de questões políticas.
E temos outras imagens também belíssimas. Temos a primeira Bíblia trazida pelos evangélicos da Igreja Congregacional.
3º – Setor de Imprensa: E o terceiro setor, que é o setor da imprensa. Aqui nós temos o prelo do século XIX. Um lindo prelo que, detalhe, só existe três em Pernambuco e nós temos este. Os outros dois estão lá no Museu do Estado.
4º – Setor Econômico: E caminhando pelo nosso Instituto vamos conhecer o setor econômico: a produção da cana de açúcar, a cabriolet que era uma charrete que era muito comum para os senhores de engenhos.
5º – Setor Antropológico: Outra ala do Instituto é o antropológico. Nele vemos peças regionais, do campo, daquele homem que pega na enxada ou da senhora que faz aquele cafezinho à carvão, por exemplo. Além disso, também contamos com artigos que simbolizam o culto de religiões de matriz africanas.
6º – Setor Galeria de Artes:
7ª – Setor da Imagem e do Som

Deixe um comentário